Matemática para a Comunicação Social

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: CS200014
Sigla: MCS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado
Corpo docente: Paula Cristina Sequeira Pereira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No âmbito desta UC os estudantes devem desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.

Programa

– Etapas do Método Estatístico. Estatística Descritiva
– Classificação e interpretação de caracteres estatísticos
– Técnicas de amostragem
– Organização de dados em tabelas e gráficos
– Medidas de localização e de dispersão
– Distribuições bidimensionais: Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação de Pearson; Reta de regressão.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os conteúdos referidos no ponto anterior, o uso de ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados (nomeadamente o Excel) e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação é contínua e incide sobre os processos de trabalho postos em prática durante as atividades das sessões de contacto, tendo em conta momentos de trabalho individual e de grupo.
Espera-se que cada estudante: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação sumativa incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta a realização e discussão de um projeto (40%) e um teste escrito (60%).
Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Página gerada em: 2024-05-06 às 20:45:31